MCarolina Letizio 27 de setembro de 2022

TRABIJU TEM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Trabiju faz semanalmente trabalhos de educação nutricional com as crianças da rede municipal de ensino. O principal objetivo das atividades com alunos e alunas da EMEI “Antônio Lourenço de Morales” é desenvolver um hábito cada vez maior de consumo de alimentos saudáveis. Os trabalhos são realizados pelas profissionais Maria Clara Morales e Ieda Alexandre.

Na última semana, as crianças participaram de três atividades que ajudam na educação nutricional. As crianças fizeram o reconhecimento das frutas por meio do tato, paladar e olfato, potencializando a capacidade de percepção e o hábito de consumir alimentos saudáveis. Elas também praticaram a maneira correta de higienizar as frutas, verduras e legumes antes do consumo.

Além disso, as crianças brincaram em um jogo da memória para desenvolver habilidades de autonomia, concentração e confiança. “Com as atividades desenvolvidas as crianças despertam ainda mais o interesse em aprender sobre as frutas e a importância de se ter uma alimentação saudável”, enfatizou a nutricionista Maria Clara Morales.

Vale lembrar que anteriormente outras atividades já foram realizadas, como uma roda de conversa que teve o objetivo de saber mais sobre os alimentos preferidos e o hábito alimentar de cada uma das crianças.

“Apresentamos também algumas frutas, verduras e legumes para que eles pudessem identificar, além de despertarem ainda mais o interesse por alimentos saudáveis. O objetivo da educação nutricional é promover hábitos de consumo de alimentos saudáveis de forma atraente, lúdica e educativa para crianças, permitindo melhor retenção da informação passada, além de incentivar as práticas alimentares mais saudáveis com os pais em seu lar”, destacou a nutricionista Maria Clara.

Ressalta-se que o cardápio da merenda escolar em Trabiju conta com uma variedade de alimentos saudáveis que são servidos após uma seleção criteriosa da equipe de nutrição do município. São proteínas, carboidratos, frutas, verduras e raízes que formam pratos repletos de cores e sabor após o preparo carinhoso das merendeiras.