Home / Notícias / Medidas temporárias de proteção e prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19) no Município de Trabiju
Medidas temporárias de proteção e prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19) no Município de Trabiju

Medidas temporárias de proteção e prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19) no Município de Trabiju

DECRETO Nº 944, DE 18 DE MARÇO DE 2020

“Dispõe sobre as medidas temporárias de proteção e prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19) no Município de Trabiju e dá outras providências”.

 

MAURÍLIO TAVONI JÚNIOR, Prefeito Municipal de Trabiju, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais e,

CONSIDERANDO que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido por meio de políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, conforme disposto no artigo 196 da Constituição Federal de 1988;

CONSIDERANDO que a Organização Mundial da Saúde, no dia 11 de março de 2020, classificou o COVID-19 como pandemia, demonstrando-se a necessidade de se estabelecer um plano de resposta, bem como estratégias de acompanhamento e suporte de casos;

CONSIDERANDO que a situação demanda a aplicação urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, com finalidade de se evitar a disseminação da doença no Município de Trabiju;

CONSIDERANDO a Portaria n.º 188/GM/MS, de 04 de fevereiro de 2020, que “Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN)”, bem, como a Lei Federal nº 13.979/2020, que “Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019”:

 

                                              DECRETA:

 

Art. 1º –          Este decreto dispõe sobre medidas temporárias de proteção e prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19) no Município de Trabiju.

Art. 2º –          As medidas de saúde que dizem respeito ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional, previstas na Lei Federal nº 13.979/2020, como isolamento e quarentena, serão determinados conforme previsão legal, seja por prescrição médica ou ato administrativo regulamentador.

 Art. 3º –          No âmbito do Município de Trabiju, até o dia 30 de abril de 2020, ficam suspensos:

I –         Eventos de qualquer natureza que exijam licença do Poder Público e que haja aglomeração de pessoas;

II –        Atividades coletivas municipais, inclusive as educacionais, suspendendo-se as aulas em todas as escolas do Município;

III –       O gozo de férias dos servidores do departamento de saúde até dia 30 de abril de 2020.

  • – Fica estabelecido que todos os Departamentos Municipais, exceto o Departamento Municipal de Saúde, atendendo a parte inicial do inciso II, terão expediente no horário compreendido entre 7h – 12h.
  • – A realização do trabalho na sede da Prefeitura Municipal de Trabiju/SP será executada de forma interna.
  • – Em relação à suspensão das aulas, conforme parte final do inciso II, na rede de ensino público do Município de Trabiju, deverá o Departamento Municipal de Educação promover todos os atos necessários à reorganização do calendário escolar, sendo a suspensão encarada como antecipação do recesso/férias escolares e que terá início a partir do dia 23 de março de 2020.

Art. 4º –          Qualquer servidor público do Município de Trabiju que apresentar sintomas respiratórios e/ou febre ou que tenham retornado de viagem internacional, nos últimos dez dias, deverá permanecer em casa e adotar o regime de teletrabalho (home office), conforme determinação do superior hierárquico, quando não for o caso de imediata licença para tratamento de saúde.

Art. 5º –          No âmbito do setor privado do Município de Trabiju, fica recomendado as medidas de prevenção instituídas neste Decreto, bem como pela Lei Federal nº 13.979/2020, observando-se o seguinte:

I –         Deverá ser disponibilizado aos funcionários e clientes, recipiente contendo álcool gel antisséptico 70º para uso no local;

II –        O atendimento ao público deverá observar as medidas no que tange ao uso de máscaras, bem como ao horário de funcionamento, a fim de se evitar aglomeração de pessoas.

Art. 6º –          As medidas previstas neste Decreto poderão ser revistas a qualquer tempo, inclusive antes do término do prazo previsto no artigo 3 do presente Decreto.

Art. 7º –          Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Trabiju, 18 de março de 2020.

 

MAURÍLIO TAVONI JÚNIOR

Prefeito Municipal

 

Registrada, publicada e afixada na Secretaria e no átrio desta Prefeitura Municipal na data supra, nos termos do artigo 85 da Lei Orgânica Municipal.

 

Sandra dos Santos da Silva

Escriturária

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*